Qual a diferença entre a Caixa Rural e Urbana?

06.01.2023 | Categoria: Produtos

Qual a diferença entre a Caixa Rural e Urbana? Nesse artigo, tiraremos todas as dúvidas a respeito desse tema. Vamos lá?

Antes de tudo, a Caixa Rural e Urbana são praticamente iguais. Nesse caso, a única questão que diferencia uma da outra, é o chapéu de proteção. Afinal, normalmente, na Área Urbana, se requer obrigatoriamente o uso de chapéu. Porém, na Área Rural, o chapéu também pode ser utilizado.

Dessa forma, vai depender se a caixa ficará em exposição ao tempo e um outro fator é que essa proteção pode também ser utilizada com acabamento em alvenaria.

Caixa Rural padrão CPFL

A Caixa Rural/Urbana 1600X1800X400 mm da Concessionária CPFL , é um modelo muito conhecido no mercado. Entretanto, podemos encontrar na GED 2861 da companhia, desenho 30, sendo sua última versão.

Em resumo, qualidade e robustez ditam o corpo da caixa, produzida em aço carbono com pintura eletrostática a pó. Ela atende criteriosamente ao solicitado em sua norma. Visando assim, atender as particularidades de cada região.

A CPFL autoriza algumas alterações na caixa, por exemplo, o lado para entrada de energia (lado direito ou esquerdo) e também a confecção de sua placa de montagem em chapa de aço carbono. Como é o caso para áreas litorâneas. Para outras regiões, ela é confeccionada com a chapa do fundo em madeira.

Em quais casos se pode utilizar o modelo antigo da Caixa Rural?

É utilizado em alguns casos, como, por exemplo: para substituição de outra caixa do mesmo modelo, porém deve haver um projeto que já tenha sido aprovado pela companhia. Então, nesse caso, precisará de mais 2 caixas Muflas para complementar o processo de instalação dos TC’s.

Qual o benefício em utilizar o novo modelo da Caixa Rural?

A caixa já vem com os compartimentos para os TC’s  e para o medidor e com visor para facilitar o acesso ao medir o consumo de energia. Aliás, o que também proporciona um melhor custo-benefício.

Outros detalhes do modelo novo:

  • A Caixa é confeccionada em chapa metálica, com placa de madeira compensada, ou chapa de aço carbono fixado no fundo da caixa para alocação dos TC’s e do medidor.
  • No modelo novo, também é composto por portas internas e externas.
  • Conta com chapéu para escoamento de água, evitando sua entrada na parte interna da caixa.
  • A pintura é eletrostática a pó, na cor Munsell n6 5 em conformidade com a norma Ged-2861 CPFL.

Qual deve ser o fundo da Caixa?

O fundo da caixa pode ser de madeira compensada ou de chapa de aço carbono. Para saber qual é o indicado usar, vai depender da sua área de instalação.

  • Para áreas comuns, é utilizado fundo de madeira compensado na cor cinza.
  • Para área Litorânea, o fundo deverá ser de “placa de montagem”, ou seja em chapa de aço carbono galvanizada, para sua maior durabilidade e evitar oxidação.

Qual o lado de entrada de energia na Caixa?

O lado para entrada de energia da caixa poderá ser o direito ou esquerdo. Porém, para saber o lado correto, vai depender do lado onde estará instalado o poste. Sendo assim, normalmente a instalação do medidor é do mesmo lado do poste.

Quer saber mais sobre Caixa Rural ou Urbana?

Pensou em Caixa Rural Urbana e quadros de medição? Conte com a Lintemani. pioneira no ramo desde 1975, a empresa é homologada com as principais companhias de energia. Fale agora mesmo com a Lintemani e solicite um orçamento sem compromisso: clique aqui!

Sobre a Lintemani

Lintemani é uma indústria metalúrgica que se dedica à fabricação de caixas metálicas e quadros de comando e medição de energia, que atende aos mais variados segmentos de montagem elétrica.

Portanto, fundada no ano de 1975, iniciou com um escopo, variado de caixas metálicas padrão Telebrás, centros vazios e distribuição.

Com o passar dos anos, observando um amplo crescimento de mercado, passou a produzir caixas de Incêndio, gás, hidrômetros e quadros para medidores de energia.

A empresa conta com os seguintes setores: de processos, produção, montagem elétrica, qualidade e administração.

A Eletro Metalúrgica Lintemani fabrica todos os tipos e modelos de caixas para entrada de energia, padrão CPFL, Elektro e Bandeirante, para utilização em linhas residenciais, industriais e comerciais.

Nossas caixas são fabricadas em chapa de aço carbono, pintadas com pintura eletrostática a pó e embaladas de acordo com os padrões exigidos pelo mercado.

Dessa forma, os produtos da marca Lintemani, garantem segurança, rastreabilidade e confiabilidade aos clientes!

A durabilidade e resistência dos produtos Lintemani, são testados e aprovados por laboratórios especializados e atendem aos padrões de qualidade exigidos pela ABINEE (Associação Brasileira da indústria Elétrica e Eletrônica).

Portanto, para falar com a equipe da Lintemani ou solicitar um orçamento, clique aqui!

Veja também

05
jun

Arraiá de Ofertas Lintemani

Arraiá de Ofertas Lintemani. As festas juninas chegaram e o nosso Arraiá de Ofertas também! São produtos selecionados e com até 30% de desconto! Você vai ficar de fora dessa? Entre em contato com as nossas vendedoras e garanta o seu desconto! Sobre a Lintemani […]

Leia mais
18
maio

Carros elétricos crescem a cada dia

Carros elétricos crescem a cada dia. O número de carros elétricos circulando no Brasil e no mundo ainda pode parecer insignificante perante a frota de veículos movidos pelo tradicional motor a combustão. Mas não é exagero dizer que o segmento de veículos eletrificados (elétricos + […]

Leia mais
29
fev

Quadro para Medição Fracionada

Quadro para Medição Fracionada. O quadro para medição fracionada (SMF) é uma caixa utilizada para a instalação de equipamentos necessários para o sistema de medição, no qual o cliente titular é livre, ou seja, aquele que adquire energia de mais de um fornecedor. O nosso […]

Leia mais

Empresa homologada nos padrões: