Conjunto de medição M + T

27.04.2023 | Categoria: Caixa de Medição

Vamos falar sobre o conjunto de medição M+ T da Lintemani, mas antes, queremos explicar um pouco sobre a caixa de medição.

A caixa de medição é um equipamento utilizado pelas concessionárias de energia elétrica, como a Neo Energia, Enel, EDP e outras, para medir o consumo de energia elétrica de uma determinada residência, comércio ou indústria. Assim, ela é instalada pela própria concessionária em uma posição estratégica, geralmente próxima ao local onde a energia entra na propriedade.

E a caixa de medição é composta por diversos componentes, como:

  • o medidor de energia, que é responsável por registrar o consumo de energia elétrica;
  • os dispositivos de segurança, que protegem a instalação elétrica contra sobrecargas e curtos-circuitos;
  • e os dispositivos de conexão, que permitem a ligação da propriedade à rede elétrica.

Conjunto de medição M+T

O conjunto de caixas de medição e proteção, respectivamente, é fabricado com chapa de aço carbono em uma estrutura planejada para garantir sua resistência mecânica e alta durabilidade.

Possui acabamento em pintura eletrostática a pó na cor cinza munsell nº 6,5, com dispositivos para lacre e é completamente baseado nas normas das concessionárias responsáveis pela distribuição no local.

Esse sistema é formado pelas caixas de medição tipo M 900x1200x250 e de proteção tipo T 900x600x250. Que, depois de acopladas, formam um conjunto de 900x1800x250 (AxLxP).

O conjunto pode ser utilizado pela Neo Energia, Enel, EDP, entre outras concessionárias. E cada uma com suas especificações e usos específicos, como os tipos de fundo, que podem ser fabricados em madeira ou em chapa de aço de acordo com a norma e solicitação do cliente.

Geralmente, são usadas para uso comercial, doméstico (caso haja medição coletiva com até 8 consumidores) e industrial (caso haja alto consumo). Portanto, tudo isso deve variar de acordo com a necessidade do cliente e com as normas aplicáveis.

Além disso, as caixas podem ser utilizadas tanto para medição direta quanto para medição indireta.

Caixa M

Caixa M

Na caixa M, fica abrigada a medição, que pode ser direta (medição coletiva com até 8 medidores, com uma ligação simples distribuída por um barramento de cobre) ou indireta (geralmente para categorias onde a corrente geral do sistema é maior, nesse tipo de medição também são utilizados transformadores de corrente, de acordo com o projeto e as normas da concessionária de energia vigente na região).

Caixa T

Caixa T

A caixa T é responsável por abrigar o conjunto de proteção geral do circuito, seja ele composto por disjuntor ou chave seccionadora. Portanto, é onde é feita a entrada de energia da concessionária, passando pela proteção e em seguida chegando à medição.

Lembre-se, é importante ressaltar que a manipulação ou violação da caixa de medição sem autorização da concessionária de energia é uma prática ilegal, portanto pode resultar em multas e outras penalidades.

Se você precisa de soluções em caixa de medição, conheça os produtos da Lintemani, clique aqui!

Veja também

19
set

Caixa para Telefonia Lintemani

Caixa para Telefonia Lintemani. As caixas para telefone, também conhecidas como Terminais de Conexão de Assinantes (TCA), são dispositivos usados para conectar os telefones. Essas caixas podem ser usadas para embutir ou sobrepor! Ou seja, embutidas na parede ou sobrepostas, com acabamento com moldura! E […]

Leia mais
30
jan

Você já baixou nosso catálogo?

Você já baixou nosso catálogo? A Lintemani possui produtos homologados pelas principais companhias. Então baixe o nosso catálogo para conhecer mais das nossas caixas metálicas, quadros de comando e medição de energias. Sobre a Lintemani A Lintemani é uma indústria metalúrgica, que se dedica à […]

Leia mais
24
abr

Você precisa de um projeto para Caixa Rural?

Você precisa de um projeto para Caixa Rural? Conte com a Lintemani! Nossa Caixa Rural é confeccionada em chapa metálica, com placa de madeira compensada ou chapa de aço carbono, fixado no fundo da caixa, para alocação dos TC’s e do medidor. A pintura é […]

Leia mais

Empresa homologada nos padrões: