O que é um Quadro Robô?

06.03.2023 | Categoria: Novidades, Quadro Robô

O que é um Quadro Robô? Ele é conhecido como quadro de força, quadro de luz, ou até mesmo quadro de tomadas, e tem o controle da distribuição de energia elétrica dentro de um imóvel. Além disso, é destinado a receber energia elétrica de uma ou mais fontes de alimentação e distribui-las a diversos circuitos,​ que irão alimentar pontos de luz, interruptores para acionamento das lâmpadas e tomadas elétricas.

Como ele é feito?

Sua estrutura é em chapa de aço. O Quadro Robô é feito sob encomenda, para atender todas as necessidades do cliente.

Podem ser equipados com ou sem alças e rodízios, para facilitar a movimentação. Porém, elas podem ser móveis.

Para que serve um Quadro Robô?

Serve para armazenar os dispositivos de segurança para instalação elétrica e controlar o sistema elétrico, que distribui todos os disjuntores, interruptores, temporizadores, reles, CLPs e equipamentos usados, protegendo assim os condutores elétricos, dispositivo de proteção contra influência de energia mecânica e agentes químicos.

Sua função

Funciona dessa forma: Através de um ramal de entrada protegido por um disjuntor geral, o quadro recebe energia da distribuidora e a potência resultante dessa entrada de energia é dividida entre diversos disjuntores, dos quais partirão os circuitos para acionar interruptores, responsáveis pelo controle da iluminação.

Nele, contém todos os cabos da fiação e leva a energia para as tomadas e aos cômodos da construção. Além disso, é o quadro de distribuição que decide quanto de carga elétrica cada fio deve receber. Por isso, ele também contém dispositivos de proteção, como os disjuntores.

A sua principal função é permitir que os circuitos individuais possam extrair energia a partir de disjuntores ou dispositivo de manobra e controle corretamente dimensionado.

Onde é utilizado?

É um dos equipamentos mais importantes de uma instalação elétrica residencial, comercial, predial e industrial, muito útil para ser utilizado em canteiro de obras, docas de carga e pátios de estacionamento para caminhões frigoríficos, empilhadeiras e outros tipos de equipamentos que necessitem de uma conexão elétrica segura.

Aliás, quem trabalha em obra, sabe que garante a praticidade e segurança na obra.  Pois na fase inicial do projeto, a energia muitas vezes ainda não está disponível. Porém, o canteiro de obras sempre precisa de um ponto de energia e é pensando nisso que a Lintemani tem a solução certa para você!

quadro robô construção

Benefícios de um Quadro Robô

Entre os benefícios do quadro robô, é que ele ajuda a evitar danos maiores, como acidente. Ou seja, ter maior segurança para operadores e proteção para equipamentos. E maior agilidade para realização de instalações temporárias.

Além de todos os benefícios de um Quadro Robô, conte também com redução de custos com instalações provisórias, uma vez que o mesmo quadro, pode ser utilizado em diversos locais, observando-se as condições do ambiente de uso.

Então, para falar com a equipe da Lintemani ou solicitar um orçamento, clique aqui!

Veja também

01
dez

Novembro Azul na Lintemani

Novembro Azul na Lintemani. No último dia 30, nos reunimos por aqui para reforçar a importância do Novembro Azul. Afinal, apoiamos muito essa causa. Pois o câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina […]

Leia mais
26
out

Você sabe qual a função das Caixas de Distribuição de Energia?

As caixas de distribuição de energia desempenham um papel fundamental nas instalações elétricas, garantindo o fornecimento seguro e eficiente de eletricidade em edifícios e residências. Dessa forma, abaixo, explicarei algumas das funções essenciais dessas caixas e seus principais componentes: 1.Quadro Geral de Distribuição ou Caixa […]

Leia mais
18
maio

Carros elétricos crescem a cada dia

Carros elétricos crescem a cada dia. O número de carros elétricos circulando no Brasil e no mundo ainda pode parecer insignificante perante a frota de veículos movidos pelo tradicional motor a combustão. Mas não é exagero dizer que o segmento de veículos eletrificados (elétricos + […]

Leia mais

Empresa homologada nos padrões: