Vamos falar sobre o conjunto de medição M+ T da Lintemani, mas antes, queremos explicar um pouco sobre a caixa de medição.
A caixa de medição é um equipamento utilizado pelas concessionárias de energia elétrica, como a Neo Energia, Enel, EDP e outras, para medir o consumo de energia elétrica de uma determinada residência, comércio ou indústria. Assim, ela é instalada pela própria concessionária em uma posição estratégica, geralmente próxima ao local onde a energia entra na propriedade.
E a caixa de medição é composta por diversos componentes, como:
O conjunto de caixas de medição e proteção, respectivamente, é fabricado com chapa de aço carbono em uma estrutura planejada para garantir sua resistência mecânica e alta durabilidade.
Possui acabamento em pintura eletrostática a pó na cor cinza munsell nº 6,5, com dispositivos para lacre e é completamente baseado nas normas das concessionárias responsáveis pela distribuição no local.
Esse sistema é formado pelas caixas de medição tipo M 900x1200x250 e de proteção tipo T 900x600x250. Que, depois de acopladas, formam um conjunto de 900x1800x250 (AxLxP).
O conjunto pode ser utilizado pela Neo Energia, Enel, EDP, entre outras concessionárias. E cada uma com suas especificações e usos específicos, como os tipos de fundo, que podem ser fabricados em madeira ou em chapa de aço de acordo com a norma e solicitação do cliente.
Geralmente, são usadas para uso comercial, doméstico (caso haja medição coletiva com até 8 consumidores) e industrial (caso haja alto consumo). Portanto, tudo isso deve variar de acordo com a necessidade do cliente e com as normas aplicáveis.
Além disso, as caixas podem ser utilizadas tanto para medição direta quanto para medição indireta.
Na caixa M, fica abrigada a medição, que pode ser direta (medição coletiva com até 8 medidores, com uma ligação simples distribuída por um barramento de cobre) ou indireta (geralmente para categorias onde a corrente geral do sistema é maior, nesse tipo de medição também são utilizados transformadores de corrente, de acordo com o projeto e as normas da concessionária de energia vigente na região).
A caixa T é responsável por abrigar o conjunto de proteção geral do circuito, seja ele composto por disjuntor ou chave seccionadora. Portanto, é onde é feita a entrada de energia da concessionária, passando pela proteção e em seguida chegando à medição.
Lembre-se, é importante ressaltar que a manipulação ou violação da caixa de medição sem autorização da concessionária de energia é uma prática ilegal, portanto pode resultar em multas e outras penalidades.
Se você precisa de soluções em caixa de medição, conheça os produtos da Lintemani, clique aqui!
Black November Lintemani: Descontos Imperdíveis. Com a chegada do mês de novembro, a Lintemani, empresa especializada na fabricação de Caixas e Quadros de Comandos elétricos, lança a tão aguardada Black November. Uma promoção que promete descontos imperdíveis em sua linha de produtos. Essa oferta exclusiva […]
Leia maisTudo Sobre a Caixa H (CPFL). A caixa “H” (CPFL) é um quadro de medição padronizado, ideal para medir o consumo de energia elétrica e proteger as cargas instaladas. Além disso, este tipo de quadro é amplamente utilizado por empresas de energia. E pode atender […]
Leia maisCaixas de Comando de Embutir e Sobrepor: Diferenças, Vantagens e Como Escolher. Antes de tudo, ao planejar um projeto elétrico ou de automação industrial, escolher a caixa de comando correta é fundamental para garantir segurança, organização e durabilidade. Mais do que proteger os componentes internos, […]
Leia mais